sábado, 22 de novembro de 2008

A Teologia esfria a fé do cristão?

"É sua a irresponsabilidade de ficar distante do Senhor."

Dizem que a teologia é desnecessária. Esses estão completamente equivocados. Boa parte do conhecimento adquirido veio de algum mestre. Por que dizer que não precisa da teologia? Teologia, num acepção sintética, significa o estudo de Deus. Todo Cristão sério estuda o Ser Deus, logo, num sentido lato, é um teólogo.

A Bíblia diz que Deus colocou uns para Apóstolos, outros para Profeta, outros para Evangelista, outros para Pastor e outros para Mestres. Focaremos este último. Qual a função do mestre? Uma delas é estudar profundamente as páginas sagradas e transmitir o conhecimento adquirido. Ele esquadrinha, pesquisa, destrincha. Por que rejeita-lo, pois foi Deus quem o constituiu. No rol, ele é o último, para não incorrer no erro da soberba.

A igreja de Cristo foi e está sendo defendida por homens santos cheios da unção de Deus e do conhecimento. O que fez Martinho Lutero e outros mártires, heróis, que buscaram o conhecimento de Deus, tornaram-se mestres/teólogos e nunca se tiveram sua fé “esfriada”, pelo contrário, quanto mais esquadrinhava o conhecimento de Deus, mais o seu coração se sentia preparado a morrer pela fé em Cristo Jesus.

É oportuno dizer que o Teólogo deve se cuidar, pois muitos têm o hábito de desqualificar aqueles que não tiveram oportunidade de fazer um curso de teologia. Enforcam esses irmãos que entregam suas vidas a uma busca incessante da presença de Deus, dando muita ênfase aos dons espirituais e aos milagres de Deus.

Do outro lado da moeda, encontramos os irmãos que não buscam o conhecimento teológico, se prendem apenas em buscar o sobrenatural do Senhor. Deixam a razão e tudo é por meio d “espiritual”. Nesse ínterim, eles, “pentecostais fogo-puro” combatem ferreamente os Teólogos, desqualificando-os, afirmando que nada disso é importante; o importante é o poder de Deus. Ainda alguns vão até mais longe, atribuindo a Teologia ao Diabo. Ora, isso é dissaboroso e desastroso.

O meu parecer nesse aspecto é que ambos estão cometendo grave injustiça. Muitos usam esses extremos como subterfúgio para justificar a sua indolência.

Deus distribuiu dons a todos. Não acharemos ninguém na igreja que possua todos os dons de Deus. Se assim acontecer ele é capaz de pedir a Deus que fique um pouquinho de “licença-real” e tomar assento no trono do Todo-Poderoso. Todos edificam o corpo de Cristo e não temos o direito de menosprezar a ninguém seja por “A” ou por “B”.

Os falsos mestres, desde a igreja primitiva foram problemas para a Igreja de Cristo, mas um segredo Jesus no ensinou: “conhecereis a árvore pelos frutos”. Permita que as obras diga quem são as árvores.

Assim, cada um de nós tomemos o caminho de Jesus e deixe as obras se manifestarem. É de Deus a responsabilidade de fazer juízo.

Kleberson Lopes

Presbítero pela Igreja Assembléia de Deus, Campo Formosa, Ministério Madureira.

Teólogo graduado pela FAETEO – Faculdade de Ensino Teológico

Nenhum comentário: