terça-feira, 30 de novembro de 2010

ATITUDES IRREFLETIDAS

Texto base: Mc 6.21-26


Após o falecimento de Herodes o Grande, seus filhos disputavam a sucessão, então, o imperador romano, sr. Augusto, decidiu em dividir o território da palestina em três partes; Arquelau ficou com Judéia, Samaria e Iduméia; Herodes Antipas, o tetrarca, recebeu Galiléia e Peréia (terreno do ministério de Jesus). O emprego da palavra tetrarca, neste caso, reflete o uso romano, com seu sentido mais amplo, porquanto Herodes governou uma terça parte, deveria ser chamado de um triarca.

Herodes Antipas, governador da Galiléia e Peréia, era o filho mais novo de Herodes, o Grande, aquele que mandou matar as crianças abaixo de 02 anos, quando do nascimento de Jesus. Ele era chamado de rei, mas o seu título oficial era tetrarca (L 3.19), o governador de uma quarta parte da nação; o seu governo era subordinado ao imperador romano. Antipas começou a governar ainda cedo, com 16 anos, governando de 4 a.C. até 39 d.C.
Herodes demonstra ser um homem que agia por impulsos e falava antes de pensar. Ele está no trono, mas que comanda é Herodias.

Sua festa de aniversário tornou-se uma festa macabra. O bolo de aniversário não veio coberto de velas, mas de sangue, com a cabeça do maior homem dentre os nascido de mulher, o precursor do Messias. Ele é um homem que fala muito e pensa pouco. Quando age, o faz de forma insensata e irrefletida.

Diante desse episódio sangrento e malévolo, vamos meditar no TEMA:

ATITUDES IRREFLETIDAS

DEFINIÇÃO: Atitude é modo de proceder ou agir; é um comportamento ou um procedimento. Essas atitudes, por vezes, são motivadas pela cobiça da alma associada a ambientes externos.

Herodes, um homem de péssima moral, de uma família de conduta moral reprovável, encontrava-se dentre de um ambiente que por certo o influenciou na sua atitude irrefletida, senão vejamos:

1- O AMBIENTE
Pompa / festa no estilo dos Persas / ostentação / exibição / muita bebida / dançarina dança sensual / bebida forte / amigos ilustres.
Os convidados de Herodes eram:
Dignitários – Elementos de proa do governo civil; pessoas importantes da Administração do governo herodiano.
Oficiais militares – Tribunos militares, comandantes de mil homens cada.
Principais da Galiléia – Proprietários de terras no território da Galiléia.

2- ATRAÍDO PELOS OLHOS DA ALMA
Nossos olhos vêm o que deseja enxergar a nossa alma; a alma é a sede dos desejos; eles podem ou não agradar a Deus.
Salomé se rebaixou, na qualidade filha de Herodias, fez um trabalho que era comum às dançarinas; sua dança foi entrelaçada com a sensualidade; suas vestes ....; seus movimentos moveram os apetites sexuais de Herodes e seus convivas; posto que o homem é facilmente atraído pelo que vê; a festa era uma comemoração propícia para homens e não era dada as mulheres a oportunidade de participarem de tais festas; Herodias e sua filha foram ousadas.
Frase de transição: Esse ambiente foi propício para despertar as loucuras de Herodes e sua mulher; foi nesse contexto que Herodes e sua companheira manifesta atitudes irrefletidas, sem o devido cuidado.
Atitudes irrefletidas podem ocorrer:
A) NA HORA DE FALAR
Então, disse o rei à jovem: Pede-me o que quiseres, e eu to darei.
A fala é um instrumento de Deus na vida do ser humano. Ao pronunciar palavras podemos estar emitindo vida ou morte.
Veja as escrituras....
É com a fala que interagimos; a fala é a exteriorização as intenções da alma.
B) NO MOMENTO DE FIRMAR COMPROMISSO OU TOMAR DECISÕES
23 E jurou-lhe: Se pedires mesmo que seja a metade do meu reino, eu ta darei.
Compromisso sem avaliar as consequencias;
Herodes fez um compromisso em recompensar e presentear a bela dançarina;
Até a metade do reino; expressão proverbial; não significa literalmente, mas um presente de relevante valor;
Denota um compromisso, fez um pacto, assumiu uma responsabilidade.

Todos nós fazemos compromisso, acordo, pacto, aliança durante o nosso dia a dia.

Frase de transição: Falamos da atitude na hora de falar e de tomar decisões.
AGORA TODA ATITUDE IMPÕE UMA CONSEQÜÊNCIA; seja boa ou ruim. Existem atitudes que agradam a Deus; outras não; outras abonam o caráter, trazem boa fama, boa reputação e prestígio; enquanto que outras trazem má fama, péssima reputação, elimina o bom conceito construído com uma caminhada de vários anos. Vemos aqui que as conseqüências são inevitáveis.

Vejamos as conseqüências, extraídas do texto bíblico, em decorrência das atitudes sem o devido cuidado que extraímos de Herodes, Herodias e sua filha:

a) Primeiro: Iminência de prejuízo material;
A possibilidade de sofrer a perda do governo; ele estava governando com um governante vassalo, submisso ao imperador Romano. O povo respeitava e ouvia João Batista; uma medida drástica de eliminar o Profeta poderia incitar no povo uma revolta; se chegasse uma notícia de uma revolta aos ouvidos de César, este poderia ser deposto do seu cargo, com aconteceu com ele no ano 39 d.C., quando Herodes Agripa, seu sobrinho, o denunciou ao imperador romano Calígula, e ele foi deposto e banido para uma exílio perpétuo em Lyon, na Gália (Espanha), onde morreu.

b) Segundo: Prejuízo da formação do caráter dos filhos
Herodias se demonstrou uma mulher extremamente odiosa e malévola. O seu ódio era incessante e brutal, de sorte que procurava a toda oportunidade para ceifar a vida do Profeta. As escrituras registram que: “17 Porque o mesmo Herodes, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe (porquanto Herodes se casara com ela), mandara prender a João e atá-lo no cárcere. Verso 19 E Herodias o odiava, querendo matá-lo, e não podia.
Um ódio contínuo e interminável; tudo isso porque João Batista denunciou o pecado daquele homem e daquela mulher. Existem pessoas que ostentam a todo custo e preço as suas loucuras, os seus desvios de conduta para se manterem no pecado. Tudo é válido para sustentar os prazeres efêmeros da alma.
Herodias usa a própria filha para satisfazer a sua vingança desenfreada.
Uma jovem que se tivesse muito de idade seria dezoito anos. Uma moça e formação de caráter e desenvolvimento psicológico. Ainda em preparação para vida. Quando recebeu a oportunidade de ser presenteada ela não sabia o que pedir. Isso denota um jovem ainda sem objetivo na sua vida; por isso recorreu à mãe, uma pessoa que confiava e que tinha por referência. Vale lembrar que Salomé era filha de Herodias com Felipe, seu ex-esposo.
Com também notar que Mateus registra que Herodias instigou a filha a fazer tal pedido; esse verbo, no grego denota, numa tradução literal, que Salomé foi levada a esse ponto; convencida; ou foi instruída e orientada.
Que referência Herodias deixou para a sua filha; uma mulher vingativa e sanguinária; uma mulher de conduta imoral, irrefletida. Esse é o exemplo que foi deixado para Salomé. Faço para mim e para você que exemplo estamos oferecendo com referência para os nossos filhos que nos chamam de heróis de forte, de vencedor. Eles nos tem como referência, se nos consideram como heróis é porque eles tem a tendência de seguir a nossa conduta. Ex. uma única vez eu vi meu furtar um objeto de supermercado. Nunca esqueci disso. Ele comprou um cadeado e colocou outro no bolso. Naquele episódio ele não foi notado e levou para si o objeto furtado. Passado uns cinco anos, eu tinha em torno de quinze anos. Entrei numa loja e fui tentar fazer a mesma coisa, com um desodorante. Resultado. Me dei mal. Os vigia da loja viram e quando foi passar no caixa eles me chamaram num cantinho e pagaram maior sapo para mim. NUNCA MAIS.

c) Terceiro: Prejuízo emocional
16 Herodes, porém, ouvindo isto, disse: É João, a quem eu mandei decapitar, que ressurgiu.
Percebe-se aqui um tipo de supertição, mas que no fundo averigua-se que Herodes estão drasticamente assombrado com a morte de João Batista; a sua loucura lhe custou inclusive uma consciência sem paz; a loucura de Herodes lhe trouxe conseqüências psicológicas.
Herodes causou um dano irreparável num homem que ele mesmo o julgava: Justo e Santo.
20 Porque Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo, e o tinha em segurança.
Quando se faz um dano irreparável em uma pessoa que não merecia ficamos com a consciência pesada; nos apontando; há momento que nos arrependemos, mas o que posso fazer para voltar atrás? NADA. Não tem jeito mais. Tudo por causa de um minuto de bobeira, de loucura. Uma atitude irrefletida, sem pensar, sem analisar.
26 Entristeceu-se profundamente o rei; mas, por causa do juramento e dos que estavam com ele à mesa, não lha quis negar.
A tristeza do rei foi profunda; foi na alma; aqui ele reflete a sua loucura; analisa a besteira que fez. Pego de surpresa, jamais pensou ele que daquela moça viria tal pedido amargo. Quando fazemos alguma besteira na vida somente analisamos após as conseqüências; amargamos profundamente; padecemos;

CONCLUSÃO
A vida é recheada de surpresas; existe um adágio que diz o sábio aprende com os erros dos outros; e o que queremos fazer; Herodes tinha fama, dinheiro, servos, excelente construtor, porém sua história ficou marcada pelos erros de conduta e atitudes impensada e irrefletidas. As escrituras deixou esses relatos como exemplos negativos para que possamos ficar alertados de que não hora de falar, decidir devemos ter a consciência de que a partir de cada eventos recebemos conseqüências, sejam boas ou ruim, depende do caminho a ser seguido. A orientação escriturística no presente caso é que devemos temer a Deus, indepdente dos conceitos que se tem a nosso respeito e viver uma vida praticando a palavra de Deus, pois assim teremos longos anos de vida e uma eternidade com Cristo Jesus.

Nenhum comentário: