terça-feira, 30 de novembro de 2010

APRENDA A VER O QUE A MULTIDÃO NÃO EXERGOU

Texto base: Mc 10.46-52

TÍTULO: APRENDA A VER O QUE A MULTIDÃO NÃO ENXERGOU

Deus nos dá uma visão diferenciada daqueles que não estão em Cristo Jesus. Os seguidores de Jesus terão, por Deus, uma visão que muitos não vêem. Aprendemos isso com Batirmeu, conforme narrado pelo Evangelista Lucas e Marcos, onde narram que ele era um cego, deficiente visual, mas que quando Jesus estava passando, rodeado por uma multidão, ele enxergou o que a multidão não estava vendo, vejamos:

Bartimeu, ao ouvir o tropel (barulho) da multidão pergunta sobre o que está acontecendo. A multidão responde a ele que era Jesus, o Nazareno. Com essa afirmação a multidão está dizendo que Jesus era uma pessoa comum, natural da cidade de Nazaré. Possivelmente uma pessoa importante e famosa, mas sem os títulos que o Bartimeu vê, quais sejam:

Bartimeu, então, clama, Jesus Filho de Davi, tem compaixão de mim.

A expressão Filho de Davi tem uma conotação um todo especial. Essa expressão não foi dita e nem afirmada por nenhum dos religiosos da época, pois eles eram estudantes das Escrituras e conheciam muito a respeito do Filho de Deus. Ao afirmar “Filho de Davi” Bartimeu está dizendo que Jesus não era apenas um homem comum e famoso da cidade de Nazaré, mas o Filho de Deus, prometido a Davi a vários séculos atrás. Filho de Davi, é o Filho de Deus, portanto, o próprio Deus. Bartimeu, um cego, escória da sociedade de sua época, mas que reconheceu a Divindade de Cristo. Filho de Davi equivale ao Messias, (mashiash no hebraico), o ungido de Deus para salvação da humanidade. Jesus veio com um propósito, salvar os homens, mas é preciso que os homens reconheçam isso. Aceita e reconhecer a messianidade de Jesus é o equivalente a receber o seu propósito, ou seja, a salvação de Deus concedida aos homens.

Esse fator tem tanta relevância para Jesus que imagino uma multidão andando uns conversando com os outros, todos em direção a Jerusalém. De repente todos para a sua marcha e perguntam uns aos outros o que aconteceu, e de repente ficam sabendo que Jesus parou para atender a um cego maluco. Depois do milagre, Jesus disse: “Vai, a tua fé de salvou”. A salvação veio para Bartimeu porque ele reconheceu Jesus como o Messias.

Também, Bartimeu nos ensina a ser abençoado quando se faz um pedido ao próprio Jesus. Ele, Bartimeu, disse: “Tem compaixão de mim”. A palavra compaixão significa sofrer com ou participar do sofrimento alheio. Com esse pedido Bartimeu está dizendo para Jesus acerca da fragilidade (frágil) e falibilidade (falível) do homem. Nós não somos nada diante de Deus; somos insigificantes, mas Deus é que nos significância e relevância, mas não temos o direito de nos consideramos porque não somos nada. Mesmo se tem fama, dinheiro, status ou algo parecido. Isso não é nada diante de Deus. Quando nos achegamos diante dEle temos que nos proceder de forma humilde e reconhecer que não somos nada e que Ele é tudo. Precisamos dele para tudo em nossa vida. Sofremos nesta vida por causa do pecado e consequência de erros que cometemos, precisamos solicitar que ele venha em nosso auxílio, participar do nosso sofrimento e aliviar a nossa dor.

Precisamos enxergar como viu Bartimeu para sermos abençoado por ele e que a haja em nossa vida a manifestação da Glória de Deus.

Um abraço.

Isso é pequeno comentário de uma das mensagens que Jesus colocou em meu coração.

Kleberson Lopes Nunes

Nenhum comentário: